Por uma primeira infância de valor!

Vamos falar sobre a educação emocional das nossas crianças? Temos urgência em tratar esse assunto.

A família e a escola são os primeiros e os principais ambientes para o desenvolvimento das capacidades, sociais, cognitivas, psicológicas e especialmente emocionais de nossas crianças.

A conexão que construímos nesse período é um elo fundamental e uma poderosa referência, para que na adolescência e na fase adulta a criança estabeleça relações positivas, construtivas e saudáveis emocionalmente.

Educar uma criança é, na minha opinião o maior e o mais valioso desafio que podem ter os pais, cuidadores e educadores.

Geralmente buscamos fazer o nosso melhor, contando com os recursos emocionais, intelectuais, educacionais e materiais que já possuímos em nosso repertório. Nossas crianças não nascem com manual de instrução e nós não nascemos sabendo ser bons pais, cuidadores ou mesmo bons educadores.

Pais e cuidadores necessitam buscar apoio especializado para ampliar seus conhecimentos, competências, habilidades e atitudes a respeito de seu papel na parentalidade.

Já os educadores necessitam ampliar seus repertórios e estratégias pedagógicas, mas também devem buscar apoio especializado para se desenvolverem e se prepararem emocionalmente para lidar com os novos desafios da educação.

Na educação de nossas crianças, não existem fórmulas prontas. Entretanto, existem caminhos e possibilidades reais, práticas e já validadas, que nos permitem educar de forma integral, mais positiva e equilibrada, o que aumenta as probabilidades de alcançarmos melhores resultados não só no curto, mas especialmente no longo prazo.

Convido você que é pai, mãe, cuidador, educador e se preocupa com esse tema e com o futuro de nossas crianças a refletir sobre seu papel na vida e na educação das crianças que estão ao seu redor.

Refletir sobre seu papel e principalmente sobre os recursos que vc possui e os que precisa desenvolver para proporcionar a suas crianças o desenvolvimento que elas precisam e merecem!

Será que sua criança está crescendo e se desenvolvendo emocionalmente? Está criando os recursos emocionais necessários para passar pela adolescência e chegar à vida adulta preparada para enfrentar os desafios que virão?

Pergunte a si mesmo agora:

1 – Como tenho proporcionado para a minha criança uma educação emocional saudável?

2 – Tenho clareza de todos os recursos necessários para possibilitar essa educação?

Se sua resposta para qualquer uma das perguntas foi “não tenho certeza” para alguma das perguntas acima, eu te convido a conversar para que eu possa te apresentar recursos e estratégias que possibilitarão essa educação que nossas crianças tanto precisam.

Bora lá criar juntos, um futuro melhor e emocionalmente saudável para nossas crianças?

Se esse texto foi útil e você acredita que outras pessoas possam se beneficiar, compartilhe!